Quantas pessoas morrem por dia influenciados pelo dinheiro? Por um egocentrismo, uma ganância que a consome e assim capaz de tudo para saciá-la. Este sistema capitalista implantado na sociedade assim que o homem sentiu a necessidade de possuir bens materiais, quebrando com a fraternidade e a idéia de coletividade gerou diversas conseqüências vista hoje no mundo atual.
Muitas sociedades como os indígenas não se prendem ao uso do dinheiro, pois acredita este ser desnecessário; e tudo que a terra produz para sobrevivermos é direito de todos.
Quando um homem é engolido pela ganância excessiva é capaz de tudo para alcançar o dinheiro; pais e filhos se matam por meras notas (de pequenas quantias) todos os dias.
Seria viável salientar que em uma sociedade não capitalista é proporcionada a igualdade cessando com o paradigma estatal de classes, senda que esta subdivide a sociedade entre "melhores e piores'.
Não estou retratando um pensamento comunista, mas sim criticando a sociedade contemporânea que está presa subitamente ao dinheiro. Nos dias atuais é impossível surgir uma sociedade isenta do dinheiro, pois já estamos influenciadas pelo mesmo. Entretanto, em uma sociedade não influenciada por ele poderia voltar à posse da fraternidade, da coletividade de um direito igualitário se tornando uma sociedade descentralizada.
A sociedade primitiva, datada como "não civilizada”, não possuía governo e a alimentação era algo no coletivo: se houvesse uma caçada toda da tribo ou civilização poderia se alimentar. Sem aquele egoísmo e sem o comercio.
Parece impossível viver sem dinheiro, pois hoje é algo claramente indispensável. Vivemos em uma sociedade capitalista e "uma sociedade capitalista é uma sociedade egoísta".
Mas se isso ocorresse voltaríamos a uma sociedade avançada, não um avanço que utiliza de artifícios para subir a onde deseja, mas um avanço que designa a igualdade e a simplicidade o viver e amar a natureza.
Uma sociedade sem dinheiro é uma sociedade sem corrupção é uma sociedade que visa o bem comum possuidor de um olhar de coletividade.
E isso é tudo que mais necessitamos nos dia de hoje: amor, coletividade e igualdade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário