
Esses questionamentos ocorrem, devido a necessidade de que o ser humano possui de compreender o significado do mundo e de si mesmo. tais questoes como: por que estamos aqui? será que existe vida pós-morte? essas perguntas têm sido feitas por pessoas de todas épocas. nãoi existe uma unica cultura que não se tenha perguntado do que é o ser humano e de onde veio o mundo.
O melhor meio de nos aproximar-mos da filosofia é fazendo perguntas filosóficas. sendo assim bem mais facíl faze-las do que re´ponde-las.
Certa fez um antigo fílósofo grego, que viveu há mais de dois mil anos, disse que a filosofia era fruto da capacidade do homem de se adimirar com as coisas; pois, o que precisamos para nos tornarmos bons fílosofos, e ter esta capacidade de nos admirarmos com simples fatos.
O triste de tudo isto é que, a medida que envelhecemos, nos acostumamos com o mundo, mas com isso perdemos algo essencial, algo que a filosofia que nosa lembrar. pois em algum lugar dentro de nós, alguma coisa nos diz que a vida é um grande enigma.
Para as crianças o mundo, e tudo que há nele, é uma coisa nova; algo que desperta a sua admiração. Nem todos os outros vem a coisa desse forma. a maioria dos adultos vivencia o mundo como uma coisa absolutamente normal.
É exatamente nesse ponto que os filosofos constitui uma louvavel exceção. pois um filósofo não é capaz de se acostumar com este mundo. para ele ou para ela o mundo continua a ter algo de incompreensivel, algo de enigmatico, de secreto.
Se você simplesmente se acostumou tanto com o mundo e não consegue mais se surpreender com ele, você corre perigo. é por isso que devemos estudar a filosofía, para que possamos nos libertar da ignorancia e assim busacar respostas para perguntas sem respostas.
j.leonardo
Nenhum comentário:
Postar um comentário