As cotas são vigentes no Brasil desde novembro de 2001, gerando uma pequena porcentagem de vagas em faculdades destinadas à pessoas de origem afro descendente (cor parda ou negra).
Tal medida vem gerando grande polemica dividindo diversas opiniões. Alguns dizem que esta medida aumenta a dicotomia existente entre negros e brancos, outros preservam as cotas mas aconselha esta ser definidas por escolas (publicas e particulares), há também aqueles mais radicais que tem como filosofia a exclusão total das cotas, e por fim outros vêem nela a esperança de uma boa faculdade.
Esta medida não busca apenas matricular alunos afro descendentes nas faculdades, mas aumentar a sua permanência na mesma; sendo que uma grande porcentagem destes alunos não conclui o curso.
Entretanto, em contra partida a esta ideia de preconceito, podemos notar o numero de estudantes negros nas escolas públicas, e esta sabemos não possuir uma boa qualidade de ensino; se houvesse uma educação publica de qualidade não seriam necessárias as cotas.
Os próprios negros agem de preconceito a si mesmo ao aceita-las, pois admite ser incapaz de alcançar uma boa faculdade com seu próprio conhecimento.
Estudar é o único meio viável para conquistar uma bolsa na faculdade de seus sonhos e não necessitamos de "presentes" governamentais para alcança - lá.
As cotas não são destinadas para alunos afro descendentes, mas para aqueles de pele escura que são separados a dedos. Dizer que o preconceito não existe é um erro. Esta mancha é vigente no nosso país até nos dias de hoje, podemos presenciar diversos modos preconceituosos do dia-a-dia cometidos por nós (não negue!) e por pessoas a nossa volta.
Alguns dizem ser uma conquista outros dizem ser uma conquista rumo ao fim do preconceito, outros já dizem ser o mais puro preconceito: seja pessoal (do aluno) ou governamental. O governo ao criar as cotas cometera um grande erro, se o finalizar terá que aguentar os diversos protestos em frente as suas salas.
Mas só entre nós; enquanto existir as cotas não adiantará de nada as conquistas contra o preconceito em toda historia, toda esta luta seria á esmo; mas será que os negros são incapazes de se destacar em uma prova externa, sendo necessário uma "mãozinha" do governo?
j.leonardo
Eu sou totalmente a favor das cotas.
ResponderExcluirEsse resgate demorou!
Os filhos de fazendeiros sempre tiveram cotas em faculdades agrícolas e ninguém nunca reclamou disso!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir