terça-feira, 16 de novembro de 2010

RENASCIMENTO- século XV e XVI

 O desenvolvimento da cultura e da vida urbana e os avanços tecnológicos abriram novos horizontes para  os países europeus.


[renascimento01.jpg]A invenção e difusão da imprensa, o descobrimento e as viagens de exploração, o amadurecimento das línguas vulgares e a reforma protestante foram fatores que abriram a visão medieval e contribuiram para o surgimento de um novo período.

A super valorização do homem (antropocentrismo- homem no centro do universo)  em oposição ao teocentrismo medieval (Deus no centro do universo) e ao misticismo, a valorização do conhecimento e do mundo, e o grande interesse do homem pelos assuntos da antiguidade clássica. São as caracteristicas que representam as maiores caracteristicas  do renascimento.

Ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superam a herança clássica.

O renascimento é uma verdadeira revolução cultural, que corresponde a transcição da época medieval ao mundo moderno.

A denominação renascimento é decorrencia da preocupação dos homens que viveram esse momento histórico em se inspirarem nos valores e ideais clássicos (greco-romano) em oposição aos valores medievais que desprezavam.

Esse período também ficou conhecido como como Classicismo, onde os artistas não se contentavam em observar a natureza mas buscava estuda-la e imita-la. Os escritores introduziam em suas obras temas pagões, representar o ideal do amor platónico, um culto a beleza, e a exaltação do antropocentrismo.

O poeta que melhor traduziu os anseios do homem português renascentista foi Luis de camões.

Nesse periodo surgiu os filósofos: Nicolau de Cusa, Erasmo, Maquiavel, Thomas More, Paracelso,  Francis Bacon, Galileu Galilei, Isaac Newton, Giambattista Vico, William Shakespeare, Leonardo da Vinci,  Michelangelo Buonarroti, entre outros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário