domingo, 14 de novembro de 2010

TROVADORISMO- século XVII ao século XV

A queda do Império Romano e as invasões dos povos bárbaros ocasionaram o surgimento de uma nova época: denominada Idade Média. Este período se inicia com o avanço do cristianismo e é consequencia da desegregação do povo, que correram para o campo, com o objetivo de fugir dos bárbaros (todos que não respeitavam a cultura greco-romana).

Nesse período há uma grande preocupação com os ideais gregos e judaicos em relação ao novo testamento, surge a literatura cortesã e as novelas de cavalaria. Esse período ficou denominado como trovadorismo (1198-1434).

o saber era restrito aos mosteiros (à igreja), pois tanto a nobreza, que se encontravam constantemente em lutas, como o povo permaneciam na ignorância.

Nesse periodo reinava a ideia de que no centro do universo  se encontrava deus (teocentrismo), lendas de monstros marinhos, mitos da terra ser plana e o nosso planeta ser apoiado nas costas de elefantes.
O trovadorismo foi o primeiro movimento literário no Ocidente. Seus poemas eram acompanhados com instrumentos (estas denominadas cantigas).

As cantigas eram criadas por trovadores, retratavam os sentimentos entre guerreiros e nobreza- amor platónico (cantigas de amor) os sentimento de uma jovem camponesa em relação ao seu amante distante- comumente viajado para uma guerra (cantigas de amigo), criticas indiretas sem identificação (cantigas escárnio) e críticas diretas com identificação (cantigas de maldizer).

Nesse período surgiu filósofos como: Santo Agostinho, João Pilopono, Santo Anselmo, Pedro Abelardo, Thomas de Aquino, Alberto magno, William de Ockhan... entre outros....

Você já deve ter feito a famosa pergunta: Por que estudar isso?
Realmente, se não conseguimos encontrar a mínima relação com o presente, não há nenhum sentido para tal estudo.

Mas, se olharmos atentamente para as caracteristicas da cultura trovadoresca verificamos que essa tradição não morreu, apesar de ter sofrido inúmeras transformações ao longo do tempo. Mesmo no Brasil que não viveu nesse período traz consigo marca do pensamento medieval. Deixarei para vocês comentarem quais são essas marcas...
                                                                                            j.Leonardo

2 comentários: