sexta-feira, 5 de novembro de 2010

OS QUATRO PERÍODOS FILOSÓFICOS-

A filosofía grega pode ser dividida em quatro períodos:


- Os pré socráticos (século VI- IV a.C): Também conhecido como periodo materialista. Os pré socraticos, dentre eles os Jônios, estavam convencidos que uma única matéria prima que formava e constituia todas as demais matérias do universo. Tratando tudo de uma forma racional e não mitológica; estes contribuiram para o surgimento da filosofía. (Obrigado pré socraticos!)

-Socráticos (Século IV a. C): Conhecido como período sistemático ou antopológico, este foi o periodo que mais influenciou e a mais importante do pensamento grego. Preucupados com os problemas metafísicos (socrátes, platão e Aristóteles) trocam o interesse pela natureza  pelo interesse no principio ético.

- Pós socráticos (século IV a.c- VI d.C): Conhecido também como período ético, nesta fase o pensamento filosofico é voltado pera os problemas morais decaindo a metafísica.

- Religioso: também conhecido como periodo cristão, assim chamado por ter sido um período influenciado pelo surgimento do cristianismo e pela grande importancia dada a religião. Neste perído os fcilósofos lutavam para conscientizar a razãoe fé; a filosofia-religiosa tinha como objetivo alcançar, e levar o povo a alcançar, o conhecimento salvador de Deus. Fizeram parte desse período os Neopitagóricos, os gnósticos e os Neoplatônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário