quarta-feira, 3 de novembro de 2010

PRESTE A REGURGITAR A POLÍTICA BRASILEIRA-

É correto afirmar, e a experiência histórica confirma, que o possível não teria sido alcançado se não houvesse sempre a tentativa de alcançar o impossível” (Max Weber).



   De início sem generalizações. Pessoalmente, me esforço para crer que uma grande parte dos políticos (sua maioria) são honestos e buscam ajudar as pessoas. Mas ainda existe um grupo de políticos egocêntricos, que desviam dinheiro da educação, saude e outros; criando uma ideia de POLITICA CORRUPTA que absorvermos e generalizamos como se todos os políticos a praticassem.

Essa crescente descrença da população em relação à política é uma marca de nosso tempo. As eleições diretas antes vistas como o caminho direto a democracia, passa a ser uma obrigação e um "cargo" a população, que votam apenas temendo uma multa (que não chega nem à R$: 10,00).

Não sendo de se espantar em alguns países onde o voto é facultativo, como a alemanha; o numero de eleitores que deixam de votar, inclusive os jovens, vem crescendo a cada eleição.

O motivo de tal aversão populacional à política, é o descompromisso com as promessas feitas véspera das eleições, que apenas serve para iludir a população com falsas perspectivas de mudanças, assim os elegendo, e não vendo posteriormente a miníma mudança.

Em primeiro lugar, devemos cobrar; estar em frente aos escritórios destes deputados, governadores, senadores, presidentes exigindo que eles cumpram suas promessas.

Literalmente, esta eleição de 2010 foi uma enorme palhaçada; vi no segundo turno uma disputa pessoal entre partidos, não havendo apresentações de planos governamentais e propostas importantes para a população. Aliás de um deputado federal eleito, por mais de um milhão de votos, só por fazer palhaçadas. Acredite: Em minha opinião, foi o protesto brasileiro mais idiota de todos os tempos.

Política, segundo Platão e Aristóteles, deve ser a mais nobre das ocupações humanas, ser o empenho da realização do bem comum, do bem da coletividade, a qual se aplica a um proposito final.

Hoje, o conceito pode ser: Uma arte (um jogo de cintura- no popular) de de se manter no poder, o fazer o bem, não é um fim mas um meio de conquistar o apoio dos cidadãos para conservar este poder.

Um professor recentemente comento: "um jovem prefere entrar em uma ONG do que e m um partido político, sendo que uma ONG é apenas um projeto de assistência para algumas pessoas (uma minoria), que não é capaz de originar mudanças significativas. Entretanto, em um partido político o jovem pode fazer toda a diferença: lutar por um país justo, por uma política eficiente este deveria ser o objetivo de todos nós.

Como um jovem, sonho com uma política honesta, sonho com políticos visando um futuro melhor para as pessoas carentes, uma educação igualitária, uma unidade de saúde eficiente,: É tudo que espero é tudo que sonho...

                                                                                                              j. leonardo

Um comentário:

  1. José eu lembro mt bem que na segunda-feira estavamos falando sobre esse tema na aula de ingres com a sora marcia HEOAIEHAOIEAHEOAIEHAOI', é uma grade vergonha isso.. nosso pais esta ficando "sujo", tipo esse protesto que o povo brasileiro fez foi bom e ruim, ruim pq colocamos no poder um cara que nem saber ler não sabe, pelo jeito não vai fazer nada, e o lado bom é para os caras que estão la em cima perceberem que lá até um palhaço chega.. HEOAIEAHOEIAHEAOI' se fuderam..
    Ahh e o negocio da muta, meoo fiquei assutado quando meu pai me disse, tem gente que vem de longe pra votar, gasta mt com essas dispesas e nem imagina que a muta é menos que 10,00 kkkk

    ResponderExcluir