terça-feira, 30 de novembro de 2010

ALIENAÇÃO CONSUMISTA-

Vivemos numa sociedade influenciada pelo capitalismo. E nos são lançados continuamente diversos meios que nos levam ao consumismo seja por comerciais, outdoors, novelas, filmes, radio, internet e outros meios de comunicação.

Mas o que nos leva a consumir tanto, por que nos jovens visamos tanto possuir objetos de "marca"?

O ser humano necessita consumir, mas quando este consumir passa de uma necessidade de sobrevivência para um vicio, se torna um perigo.

Três etapas podem explicar claramente o porquê de consumirmos tanto, mesmo sem termos meios para quitar as dividas geradas desta pratica:

1º etapa - O NARCISCISMO: Nos jovens anseiamos a beleza, este ser belo (ou pelo que se entende para ser belo), tende ser alcançado com o possuir de roupas, celulares e sapatos feitos por indústrias de renome, dados como estilosos e da "moda".
2º etapa - ORGULHO: O ser humano por natureza necessita chamar atenção, ser notado, observado, "invejado". E muitos se prestam a papéis ridículos para o alcançar de tal objetivo. Este anseio de atenção presente nos jovens é devido a este não aceitar passar despercebido assim querendo se destacar em meios as vezes extravagantes.
3º etapa - SENSUALISMO: ou erotismo, este pode ser entendido como a dicotomia sexual homem e mulher.
 O ser belo para chamar atenção, normalmente do sexo oposto.

O consumir é algo prazeroso, para ambos os sexos, mas se não controlado pode trazer serias dores de cabaça. Numa adaptação pessoal das ideias de Karl Marx, saliento que devemos primeiramente pagar as dividas, honrando com nossos compromissos; compra o necessário para nosso sustento; separar 30% do salário como reserva para se precaver contra algum imprevisto e por fim gastar com o lazer.
Se sabermos utilizar o dinheiro com inteligência e não por impulso, quebrando com estes capitalistas que tudo que querem é vender seus produtos retirando todo nosso dinheiro, passarmos a comprar pela qualidade e não pela "marca"; só assim teremos o fim deste neoliberalismo capitalista que consome nosso salário muito antes de recebermos...
                                                                                                       j.leonardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário