quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

O SENSO COMUM:

Senso ComumO senso comum pode ser conceituado como a compreensão de todas as coisas pelo saber social, ou seja, é um conhecimento empírico, adquirido com as experiências vividas e/ou ouvidas no cotidiano.

Este engloba os costumes, tradições, hábitos, normas, éticas e tudo que necessitamos para viver bem m sociedade. O senso comum não necessita estar embasado em concepções cientificas, este é um saber informal que se origina de opiniões individuais ou de grupos e é avaliado de acordo com os efeitos que causa nas pessoas.

Isso não quer disser que não tenha valor, mas geralmente, o senso comum, deve ser superior para que este fuja de julgamentos errados, preconceituosos e pobres.

O senso comum se distingue em alguns aspectos da ciência. Pois a ciência busca a verdade em todas as coisas por meio de testes e experiências, enquanto o senso comum é empregado antes mesmo que se saiba se o método empregado traz o que se espera.

A realidade é complexa e exige esforços da mente humana. Cabe a nós termos bom senso capaz de reconhecer as qualidades e limitações do senso comum. Assim, desenvolvendo o senso critico. Este capaz de questionar os valores transmitidos, sem destrui-los, mas que possa adequa-los e transforma-los diante das situações novas da nossa existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário