quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

A CRISE DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA-

Presenciamos nas ultimas décadas diversos meios de violência entre pais e filhos, os pais não sabem mais o que fazer, pois os filhos não os obedecem mais. Estamos presenciando uma crise generalizada ou os pais perderam o jeito quando se envolve a educação?

Primeiramente temos que ver o que se alterou do antigo modo de educação em relação a este modo atual; antigamente os filhos reclamavam devido à falta de liberdade seja para namoros ou para sair e consequentemente a segurança era um fator presente nessa época, já hoje presenciamos a liberdade  que os pais oferecem a juventude, mas deixa uma grande divida no que condiz a segurança.

Talvez o que notamos não seja uma crise generalizada, mas uma estratificação da educação. Todo mundo educa: televisão, família, Internet, escola, empresa, amigos... E por fim ninguém educa. Todos têm um plano de educação que busca privatizar (exemplo: a educação da escola é melhor que a da família), cada instituição possui agora um modelo único de educação, algo que devia ser responsabilidade exclusiva da família se tornou algo que todos anseiam e querem fazer.

"O filho deve ser o que os pais não foram capazes de ser" esta era a filosofia que os pais tinham e aplicavam como finalidade para seus filhos, querendo que estes sejam a "elite" do mundo, não aceitam que seus filhos sejam mais um este é o pesadelo de todo pai. Mas eles tem que compreender que a dianteira não é pra todo mundo, tem que aceitar que talvez seu filho seja apenas mais um no mundo.

"Na escola o filho deixa de ser um par se tornar mais um". Algo que critico são os pais defenderem seus filhos no ambiente escolar, a escola é um ambiente de treino para vida e se os pais se envolverem para defender os filhos não possibilitarão que estes aprendam a se defender sozinhos, e sempre que haver um problema vão correndo pra os pais para estes resolverem. E se vocês não querem ter filhos despreparados para o mundo lá fora então tem que deixá-los resolver seus próprios problemas.

Outro problema que caracteriza e exemplifica o problema da educação do nosso tempo é a juventude adulta. Os pais não querem envelhecer querem ser jovens, não aceitam sair do palco da vida, eles têm que aceitar que o seu tempo passou agora estão no passado e devem liberar o palco para os que estão no auge da juventude. Aceitem envelhecer, pois vocês não sabem o quanto é vergonhoso para seus filhos terem pais que querem ser jovens, curtir a vida, ir para baladas...

Os pais têm que assumir o lugar dos "mais velhos", aqueles que os filhos só reclamam. Antigamente os pais tinham segurança em si mesmo, falava a verdade sem o anseio de saber que estava fazendo a coisa certa, pois sabiam que estavam. Os filhos não querem amigos, querem pais que seja exemplo, o mais velho careta que sabem e visam se tornar quando crescer.

Por fim deixo-lhes três passos que os pais devem seguir para adquirir novamente o monopólio da educação e impor respeito:
1°: Os filhos não são de cristais. Chega uma hora que vocês têm que soltar seus filhos. A menos que queira ter criança de 40 anos em casa, a educação se dá quando pequeno e eles tem que saber aplicá-la na vida sozinhos.
2°: O futuro das crianças é puro acidente. Deixa de planejar o futuro de seus filhos eles tem que ser eles mesmos e não o que você querem que eles sejam, o futuro tem que ser escolha exclusiva deles.
3°: Os pais tem que sentar no posto dos mais velhos. Aceitem que não são mais jovens, seu tempo passou, então assuma o posto de pai agora e exija o respeito, não tenha medo de perder a amizade dele, pois como disse vocês são pais e não amigos.

Em suma, a educação pode voltar a ser como antes ou pode mudar drasticamente, mas devemos estar pontos para isso. Se você é pai imponha respeito, se você é filho respeite. Só assim voltaremos a possuir respeito e educação na sociedade.
                                                                                                                j.leonardo

Um comentário:

  1. Parabéns excelente matéria...
    Esta ai um tema ao qual chama bastante a atenção......
    e que merece um cuidado especial........

    ResponderExcluir