A biologia visa explicar o funcionamento da vida mas não lhe cabe a função de buscar o sentido da existência. Essa sublime tarefa ficou responsável para a filosofia, para a teologia e para as religiões.
Ao vivermos presenciamos alguns ciclos de existência, mas às vezes nem as notamos.
Nós somos seres racionais devido nossa capacidade de raciocinar, refletir, buscar respostas, as vezes até criando rotas que foge do plano natural do ciclo da vida.
Nós somos seres racionais devido nossa capacidade de raciocinar, refletir, buscar respostas, as vezes até criando rotas que foge do plano natural do ciclo da vida.
A evolução ou qualquer modo de desenvolvimento faz parte de tal ciclo. Mas algumas pessoas resistem a evolução, pois em algum momento de sua existência foram expostas a traumas ao caminho da evolução. A partir daí seguem a vida com medo, ansiedade, preocupação, entre outros sentimentos e emoção que o impossibilita de fazer escolhas e fluir o ciclo naturalmente.
O ciclo da vida pode ser resumido por quatro etapas principais:
Nascimento: este não deve ser entendido como o surgimento a vida, mas sim como qualquer modo de adaptação a um ambiente novo. Nesta etapa se encontra lugares novos, desafios e metas; e exige um grande esforço para a adaptação do individuo. Nem sempre aceitamos este 'nascer' para novas oportunidade a rejeitando comumente por medo, presenciamos diversas pessoas rejeitando o ambiente familiar, a situação económica ou sua situação física.
Crescimento: este se origina da experiência de convivência ou pela própria existência. Baste ter um simples contato com a vida que crescemos, adquirindo maior consciência de quem somos e o que planejamos para nossas vidas. neste período a personalidade começa a surgir e as emoções oscilam cada vez com mais intensidade, dando surgimento a sexualidade. As mudanças~dão tanto no corpo físico ou na relação pessoal entre famílias e amigos.
Progredimento: No progredir sentimos a grande necessidade d criar ou gerar algo. Existe uma tendência maior nesta etapa de desenvolver os projetos profissionais, casamentos, aprimoração da intelectualidade e a procriação. Nesta etapa nos tornamos mais maduros, filosóficos e espirituais pelo passar a ver a vida como um desafio e a ter a noção da sua efemeridade. Buscamos a estabilidade financeira e emocional. Nessa fase o corpo já está desenvolvido. Surgi o anseio a próxima e ultima etapa.
Morte: Neste período, normalmente, já foi realizado os principais objetivos da vida. Nessa etapa os desejos e ganancias geradas da vida perdem força. E se sente a enorme necessidade de descanso.
Resumidamente estes são as quatros básicas etapas/fases da vida. Creio firmemente que não estamos aqui apenas para nascer, desenvolver, estudar, trabalhar para seu sustento e morrer. A cada três segundos uma pessoa morre no mundo e muitos sem ter levantado uma única poeira para muda-lo. A morte é algo impossível de fugir; nascemos, crescemos e morremos. Mas é o que você faz nessa brecha entre nascimento e morte que faz toda a diferença
muito bom!
ResponderExcluir