quarta-feira, 9 de março de 2011

O que é o agnosticismo?

    A ciência filosófica se dividia em duas corrente de pensamento. O materialismo e o idealismo. Basicamente o materialismo pode ser entendido como a explicação do mundo tendo em base a matéria, ou seja, a explicação cientifica e racional - a razão. O idealismo nega a existência da matéria, ou seja, questiona a existência física e se apoia na religião e na crença em Deus - a fé. 
 Entretanto alguns pensadores criaram uma nova corrente filosófica que criou confusão entre estas duas teorias. A terceira filosofia.

Esta denominada agnosticismo, do grego 'a' (negação) e 'gnosticos' (capaz de conhecer), ou seja, "incapaz de conhecer".

Segundo estes não se pode saber se o mundo é materialidade, espírito ou natureza.

Imaginem dois homens na neve com óculos azuis e cor-de-rosa passeiando nesta, assim passando o resto da vida discutindo qual era a sua cor verdadeira sendo que nunca podem retirar os óculos. Poderão um dia saber qual a cor verdadeira da neve, se cada um estão convictos que estão certos?

Quando nos prestamos a filosofia temos que estar completamente disposto a abandonar qualquer coisa que damos como verdade caso esteja embasasado no senso comum.

Os materialistas e idealistas são os dois homens na neve. Este é o raciocínio agnóstico.
 Kant (filosofo alemão) e hume (escocês) foram os fundadores da teoria. Na verdade o objetivo de ambos era conciliar o idealismo e o materialismo. A fé e a razão. O agnosticismo foi a resposta.

Imannuel Kant dizia que a razão humana é dividida em categorias, sendo que Deus e todos estes conhecimentos celestial estão numa categoria superior não se pode provar sua existência pela razão.

Em suma, a razão humana não pode saber se Deus existe, e não tem no que intrometer-se; discutir é completa perda de tempo.

domingo, 6 de março de 2011

Ameaça a masculinidade

   Na antiguidade clássica o homem desenvolvia o papel exuberante da sociedade, sendo as mulheres assemelhadas aos escravos e crianças, quais não possuem opinião nem cidadania. Mas será que em pleno século XXI ainda convivemos com o "machismo"? Será que a sociedade atual vê o homem como o alicerce do mundo e do conhecimento?     
 
  O ser humano pode vir ser conceituado pela espécie capaz de refletir sobre sua própria existência. Este conceito básico nos leva que tanto homens e mulheres se encontram no mesmo nível ao tratar do existencialismo. Entretanto a "richa" de ambos os sexos cresce exponencialmente, as vezes até a violência.
  
  O homem na antiguidade usava da sua força e intelectualidade (conhecimento) para conquistar terras, mostrar mostrar a superioridade aos seus "rivais" e conquistar novas mulheres. Para o espanto geral de todos, ainda existe os seres "involuidos" (isento de evolução), os quais ainda acham que pela força física visa conquistar o domínio ou intimidar os demais.
  
  Geneticamente o homem é visto pelo 'senso comum' como superior a mulher, este 'merito' ganhado desde a antiguidade vem sendo rompido por revolucionarias femininas que visam ocupar lugares dados como masculino.
  
  Exemplo a presidenta, lutadoras e outros. Como vivemos numa sociedade gradativa, visto no ângulo evolucionario, deve ao homem aceitar que a sociedade machista se desintregou. Não é dever do homem lutar para reconquistar banindo as mulheres das funções, mas sim alterar o conceito de homem. Não se trata de submissão, mas de direitos igualitários idependente do sexo que o individuo possui.

Quando a economia brasileira crescerá mais?

   A perspectiva de uma taxa de crescimento maior é a esperança e sonho de todos os brasileiros. Nos últimos anos, a expectativa e previsões vem nos decepcionando.
  
  Mas a economia brasileira está completamente pronta para crescer, só que não se sabe exatamente quando. Tudo indica em breve.
  
  A economia global vem sendo favorável ao Brasil. Alem disso a inflação está em seu nível mais baixo desde os anos 50. Isso é muito positivo para as pessoas e empresas que podem planejar e realizar compras e novos investimentos sem sustos ou medo.
  
  O novo governo pode ajudar bastante bastante para que os investimentos se tornem mais atraentes, gerando um crescimento economico maior. Poderiam, por exemplo simplificar o sistema tributário e reduzir toda burocracia para abrir negócios no pais.
  
  Uma boa controlação e maior eficiência nos gastos públicos significará mais espaço para investimento em infra-estrutura.
  
  Os programas sociais como o bolsa família devem gerar, em um futuro próximo, uma força de trabalho mais habilitada.
  
  Iniciar este processo nos parece difícil; mas tantas mudanças na politica desde 1980 varias fracassadas até 1990, explicam a dificuldade que ainda afeta a psicologia de trabalhadores, investidores, bancos e empresas no pais.
  
  Esse é um dos principais motivos pelo qual toda a população brasileira se deparam com um custo tão alto dos empréstimos disponíveis. É também o motivo pelo qual não é fácil o Banco Central cortar mais a taxa básica de juros da economia, como todos gostariam.
  
Quanto mais longa a estabilidade e quanto mais bem fundamentada a politica brasileira, maiores serão a confiança e os investimentos de longo prazo no Pais. Isso ajudará a baixar os juros e aumentar as ofertas de empregos.